O que fazemos e como fazemos
A Rassi Informação e Pesquisa de Mercado oferece informação de qualidade com a interpretação estratégica que o seu negócio precisa, através das seguintes modalidades de estudos:
- Perfil do consumidor
- Avaliação da satisfação dos clientes
- Compreensão do comportamento de compra e consumo do público-alvo
- Conhecimento de hábitos e atitudes de uso e de consumo, inclusive de usuários da internet
- Necessidades e desejos do consumidor
- Identificação de tendências de consumo
- Insights para novos produtos e serviços
- Testes de produtos e serviços
- Testes de embalagem
- Avaliação de conhecimento, imagem e posicionamento de marcas
- Avaliação de potencial de mercado
- Avaliação de comunicação: pré e pós-testes de campanhas
- Avaliação de clima organizacional
Metodologias e técnicas utilizadas em nossos estudos:
PESQUISA QUALITATIVA – explora o fenômeno investigado, utilizando as seguintes técnicas:
Grupos de Discussão
Técnica que permite aprofundar o tema em debate, através da expressão das percepções, sentimentos e insights de participantes. As discussões são conduzidas por um moderador, que utiliza um roteiro pré-aprovado pelo cliente. Compostos por 8 a 10 pessoas, os grupos de discussão possuem duração de cerca de 2 horas e são gravados em áudio e vídeo, para posterior transcrição e análise. Ocorrem em salas de espelho, que são ambientes especialmente concebidos para esta finalidade, nos quais o próprio cliente pode acompanhar os grupos.
Entrevistas em Profundidade
Uma forma eficiente de obter informações detalhadas sobre determinado assunto, sob uma perspectiva pessoal e individual do consumidor ou cliente. Elas são conduzidas por um entrevistador experiente em trazer à tona percepções, motivações, sentimentos e opiniões a respeito do tema abordado. As Entrevistas em Profundidade têm duração de cerca de 1 hora e são gravadas para posterior transcrição e análise.
Entrevistas de Inspiração Etnográfica
Técnica que permite observar o mundo real dos indivíduos pesquisados que compõem o público-alvo. O pesquisador observa e registra o cotidiano dos consumidores – seu modo de vida, sua casa, sua rotina, seu lazer, seu trabalho – a fim de conhecer as situações reais de consumo em sua vida diária.
Observação em PDV
Tem como objetivo acompanhar e registrar as atitudes do consumidor no espaço do PDV, observando in loco o seu comportamento.
Cliente Oculto
Técnica em que um pesquisador se faz passar por um cliente – pessoal ou virtualmente – para avaliar todos os aspectos envolvidos no ambiente e no atendimento de empresas.
Compra Acompanhada
Um pesquisador acompanha os indivíduos pesquisados no momento de compra, com o objetivo de avaliar detalhes do processo de decisão, atendimento, comunicação e todos os fatores que envolvem a relação entre o ponto-de-venda e o comportamento do consumidor.
PESQUISA QUANTITATIVA – mede os fenômenos investigados através das seguintes técnicas:
- Entrevistas pessoais
- Entrevistas telefônicas
- Questionários de auto-preenchimento em papel ou eletrônicos
A Rassi Pesquisa acredita nos resultados de uma investigação multifacetada, que combina diversas técnicas na busca da informação.